quinta-feira, 1 de novembro de 2007

PACIÊNCIA (OU A FALTA DELA)


"Eu não tenho paciência", penso às vezes. Haverá um problema comigo ou o mundo (entenda-se as pessoas) ficaram mais intoleráveis? É impressão minha ou as pessoas realmente estão mais mal-educadas, individualistas e intragáveis? Está mais difícil a vida civilizada ou estou alucinando? Às vezes penso que deve haver algo com a minha percepção de mundo; talvez eu esteja me tornando rigoroso demais, intolerante demais, ficando meio "grumpy" antes do tempo. Em outros momentos, fico com a certeza de que as pessoas andam abusando da boa vontade mesmo, ficando mais folgadas e nos irritando com mais facilidade. Não estou me referindo, aqui, ao "mau humor" nosso, de direito legítimo. Não, isso é normal. Ora, quem não acorda, às vezes, com a pá virada, e fica irritado até com alguém no ônibus só pelo tom de voz que lhe parece insuportável? Ou a roupa, o cabelo, a cara de alguém te irrita por que você está de mau humor? Tem vontade de voar no pescoço de alguém que sequer trocou uma palavra? Isso é normal. Absolutamente normal. É uma questão de paciência, sabe? E acho que vamos perdendo ao longo do tempo. Hoje entendo, mais claramente, por que o Donald Duck foi sempre o meu personagem mais querido e idolatrado da Disney. Ok, eu adorava o Mickey também, mas nem por isso deixava de reconhecer que ele era meio enfadonho e bonzinho demais vez ou outra. Meio boring. O Pato Donald não quer nem saber! Ele até tenta, coitado, se esforça um pouco, mas não consegue, é mais forte que ele: Donald é impaciente com crianças (principalmente seus sobrinhos), quer bater em animais e objetos inanimados, não engole desaforo, tudo que fugir do seu entendimento o tira do sério, não disfarça, não quer agradar (ainda que tente às vezes), não é politicamente correto, não faz média. E principalmente não faz cerimônia na hora de decidir no braço a sua raiva. Os desenhos animados do Pato Donald são sempre os mais hilários de todos e choro de rir até hoje quando me pego vendo algum bom (o que ele, o Mickey e o Pateta são expulsos por não pagar aluguel é de rachar o bico). O Pato Donald é cranky, grumpy, mal humorado e pouco se importa se não está agradando. Ele, simplesmente, não tem paciência.

Nenhum comentário: