quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OS CAMINHANTES DE UM CAMINHO (AINDA) INCERTO

Assisti, com muita expectativa, a estreia na FOX do episódio-piloto da série "The Walking Dead". Sou um fã confesso de filmes de zumbi. Simplesmente adoro histórias sobre a temática, porque possuem uma curiosa mistura de terror, humor e pós-apocalipse que funciona muito bem (pelo menos para mim). Filmes como "Madrugada dos Mortos", por exemplo, já perdi a conta de quantas vezes revi. Bom, a série tenta transportar para a TV essa linguagem que consagra os filmes de zumbi ao contar uma misteriosa epidemia que assola os Estados Unidos repentinamente transformando cidades inteiras em desertos repletos de mortos-vivos. 
O seriado é baseado em histórias em quadrinhos e cria com muito cuidado a atmosfera de caos e perigo do mundo pós-apocalíptico

"The Walking Dead" é baseado em quadrinhos de Robert Kirkman e produzido por Frank Darabont e Gale Ann Hurd (conhecidos pela produção de "Um sonho de liberdade" e "O exterminador do futuro"). Bom, o episódio-piloto não é nada tão extraordinário a ponto de me deixar sedento por novos capítulos, mas é competente em, pelo menos, instigar a curiosidade. Há tudo o que se pode esperar de uma boa história de zumbis: um policial baleado acorda de um coma num quarto de um hospital destruído. Caminha por ruas desertas para descobrir que sua família sumiu e que algo muito estranho está acontecendo. Mortos-vivos caminham a céu aberto e poucos sobreviventes se escondem em casas abandonadas. O policial Rick Grimes (Andrew Lincoln) resolve então se armar até os dentes e rumar para Atlanta, onde supostamente há um abrigo que oferece resistência. No caminho, sangue, tripas e cabeças explodidas. É basicamente isso. O episódio inicial é bom (não é extraordinário) e, para mim, exagera levemente na vontade de comover ao nos obrigar a simpatizar rapidamente com os personagens iniciais. Não sei dizer se será uma boa série. Para começar, está mediano. Pouco suspense, nenhum susto, sanguinolência moderada. Há algo de belo e tosco em filmes de zumbi que precisa ser respeitado. Se "The Walking Dead" fizer isso, o sucesso do seriado será uma questão de tempo. Mas promete.

 

Nenhum comentário: