domingo, 29 de janeiro de 2012

"A OUTRA TERRA"

Por acaso cheguei a esse filme. Grata (tíssima) surpresa. "Another Earth" conta a história da jovem Rhoda Williams, uma menina brilhante que acaba de ser aprovada no MIT. Celebrando a vida, a juventude, as possibilidades infinitas, por distração ao trânsito ela acaba cometendo uma tragédia, ao matar a família do professor John Burroughs num acidente de carro. Cumpre pena por 4 anos e, ao sair, vê-se desolada, vazia, perdida. Rhoda gostaria de voltar no tempo e corrigir aquele erro terrível mas ela sabe que isso não é possível. Para aprender a viver com a culpa, ela desiste da carreira acadêmica e começa a trabalhar como faxineira.

Eis que, então, um planeta igual ao nosso, batizado de "Terra 2", surge na nossa atmosfera. E mais, o governo americano descobre que esse planeta é um espelho literal do nosso - onde "outros" de nós também estão vivendo. Uma empresa decide dar uma viagem à Terra 2 e Rhoda, como os descobridores das Américas, decide que é a escolha ideal. Aquelas caravelas não haviam trazido heróis ao novo continente, afinal, mas párias, condenados, bandidos e criminosos. Era como ela se via e, para sua surpresa, ela ganha a viagem.
Seria a "Terra 2" uma oportunidade para Rhoda refazer sua vida?

O que haverá na Terra 2? Será possível reencontrar a nós mesmos e, possivelmente, reverter os equívocos cometidos pelos "nós originais"? Há um mesmo tempo, um mesmo momento, no outro lado? É um espelho real? Rhoda decide que, por não ter nada a perder, ela é a candidata perfeita a descobrir.

E, com um delicado soco na barriga ao final, o diretor Mike Cahill nos convida a uma reflexão inacreditável.

Nenhum comentário: